Kerry vê implementação de acordo nuclear com Irã "em dias"

WASHINGTON (Reuters) - O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, disse nesta quinta-feira que a implementação do acordo nuclear fechado entre o Irã e seis potências mundiais deve acontecer em dias, permitindo que sejam retiradas sanções de dezenas de bilhões de dólares contra a república islâmica.

Ainda não foi definida uma data para o "dia da implementação" do intitulado Plano Amplo de Ação Conjunta, fechado em 14 de julho, no qual Teerã concordou em reduzir seu programa nuclear em troca de alívio nas sanções.

Ao apontar marcos diplomáticos do ano passado, Kerry citou o acordo com o Irã como um que está "a dias da implementação, se tudo correr bem".

Ele disse ter discutido a implementação do acordo nuclear com o ministro do Exterior do Irã, Javad Zarif, durante telefonema nesta quinta-feira. Eles também falaram sobre as tensões entre Irã e Arábia Saudita, provocadas pela execução pelos sauditas de um clérigo xiita.

"O ministro do Exterior deixou claro para mim que eles pretendem completar suas obrigações com respeito ao dia da implementação o mais rapidamente possível", disse Kerry a jornalistas. "Estamos atualmente envolvidos em tornar certo que estamos preparados para avançar nesse dia. E eu acho que isso pode vir, sem ser específico, mais cedo do que mais tarde."

Kerry disse que os Estados Unidos vão continuar a garantir que o Irã cumpra seus compromissos sob o acordo nuclear e pressionará pela libertação de prisioneiros norte-americanos "que foram detidos injustamente" pelo Irã.

(Reportagem de Lesley Wroughton)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos