Berlusconi pede eleições e promete derrubar Renzi em entrevista a jornal

MILÃO (Reuters) - O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi prometeu relançar seu partido Forza Italia neste ano e forçar a saída do governo de centroesquerda de Matteo Renzi, de acordo com uma entrevista com o jornal diário Il Giornale publicada neste sábado.

Berlusconi, de 79 anos de idade, tem mantido a discrição desde que foi considerado culpado de evasão tributária e proibido de ocupar cargos públicos em 2013, mas prometeu voltar ao front da política italiana e fortalecer seu partido, que ele disse ter se enfraquecido com sua ausência.

Este ano "será o ano da batalha contra o regime da esquerda que suspendeu a democracia", disse Berlusconi ao jornal, referindo-se a Renzi, que assumiu o cargo em uma disputa interna com seu Partido Democrata mas ainda não venceu uma eleiçao parlamentar.

Berlusconi pediu pela dissolução do parlamento e pela convocação de novas eleições. Ele acrescentou que seu afastamento foi "inconstitucional".

O magnata da mídia venceu três eleições nacionais ao longo de 14 anos antes de ser derrubado por uma condenação por fraude tributária e escândalos sexuais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos