Irã diz a emissário da ONU que impasse com sauditas não prejudicará diálogos sobre Síria

GENEBRA (Reuters) - O emissário da ONU para a Síria disse neste domingo que o Irã assegurou que a atual rixa diplomática com a Arábia Saudita não irá afetar os diálogos pela paz na Síria que devem começar ainda neste mês.

Staffan de Mistura, em comunicado emitido após encontro em Teerã com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, também afirmou que obteve garantia semelhante de Riad na última semana como parte de seu tour pela região que ainda incluiu uma parada em Damasco.

"O Emissário Especial está agora indo interrogar o Secretário-Geral e pedir sua orientação a respeito do início dos diálogos. Ele espera que o Grupo Internacional de Apoio à Síria e o Conselho de Segurança continuem se engajando de maneira séria e consistente de modo a assegurar o início, em 25 de janeiro, das profundas discussões políticas para resolver a crise síria", disse o comunicado das Nações Unidas.

A Arábia Saudita afirmou neste domingo que o corte das relações diplomáticas e comerciais com o Irã seria um primeiro passo e que poderia tomar mais atitudes caso Teerã não mude suas políticas, mas disse que não espera que o impasse afete os esforços para resolver a guerra na Síria.

(Por Stephanie Nebehay)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos