EUA podem aliviar algumas regras de segurança para carros autônomos

Por David Shepardson

(Reuters) - O Departamento de Transportes dos EUA vai definir propostas nesta quinta-feira para aliviar algumas regras de segurança para permitir que mais carros sem motorista trafeguem em estradas do país, disseram fontes, como parte de um esforço mais amplo para acelerar o desenvolvimento de veículos autônomos.

O secretário de Transportes Anthony Foxx deve anunciar a nova orientação para testes de veículos autônomos em Detroit. Ele também vai anunciar que o presidente dos EUA, Barack Obama vai pedir que o Congresso aprove quase 4 bilhões de dólares em 10 anos para acelerar a automação de veículos.

As principais montadoras e empresas de tecnologia, lideradas pela Alphabet estão competindo para desenvolver e vender veículos sem motorista, mas se queixaram de que as regras de segurança estaduais e federais estão impedindo testes e a implementação final de tais veículos.

A Administração Nacional de Segurança de Tráfego nas Estradas (NHTSA), que Foxx supervisiona, dirá às montadoras que pode isentar até 2.500 veículos de alguns padrões de segurança por até dois anos - movimento que poderia permitir ao Google obter a sua carros de auto-condução em estradas dos EUA.

Reguladores vão impor como condição que as empresas demonstrem que os seus carros autônomos podem operar com segurança e planejem uma orientação formal "sobre a implantação e operação segura de veículos autônomos" no prazo de seis meses.

Pelas regras atuais, carros de teste do Google deve ter volantes e pedais. A NHTSA está incentivando as montadoras a buscar derrogações às regras de segurança, se necessário para obter carros sem motorista na estrada. Também planeja trabalhar por regulamentos estaduais uniformes sobre carros sem motorista.

(Reportagem de David Shepardson)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos