"Gangue do vovô" é condenada por grande roubo de joias na Inglaterra

Michael Holden

Em Londres

  • AP

    Imagem cedida pela polícia mostra túnel que conduz para cofre da empresa Hatton Garden

    Imagem cedida pela polícia mostra túnel que conduz para cofre da empresa Hatton Garden

Três homens foram considerados culpados nesta quinta-feira (14) por um roubo multimilionário na Inglaterra, uma ousada invasão a uma empresa de depósito pessoal de joias e pedras preciosas em um distrito londrino de joalherias liderada por aposentados criminosos.

Em uma ação meticulosamente planejada, o grupo arrombou o cofre do edifício Hatton Garden Safety Deposit durante o feriadão de Páscoa do ano passado.

Eles entraram por um poço de elevador e desceram ao cofre, onde usaram um equipamento de corte pesado para perfurar uma espessa parede de concreto. Frustrados no início, eles voltaram no dia seguinte e saquearam 73 caixas de depósito, roubando joias, ouro e dinheiro no valor de 14 milhões de libras (US$ 20 milhões).

Apenas um terço foi recuperado, incluindo alguns itens que estavam escondidos sob as lápides de um cemitério ao norte de Londres.

A soma das idades dos envolvidos no roubo chega a 500 anos, sendo o mais jovem de 42 anos, enquanto dois integrantes estão na casa dos 70.

Brian Reader, 76 anos, o mais velho e um dos cabeças da operação, chegou à cena do crime em um ônibus usando seu passe idoso, que lhe dá direito a passagem gratuita.

Crimes desse tipo não são novidade para Reader, que já esteve preso no passado por um notório assalto em 1983 ao cofre de alta segurança Brink's-Mat, no aeroporto de Heathrow, quando cerca de 6.800 barras de ouro no valor de 26 milhões de libras e 100 mil libras de diamantes foram roubados.

A natureza audaciosa do crime reacendeu também memórias de outros crimes famosos, como o Grande Roubo ao Trem Pagador de 1963, quando um grupo de 12 pessoas emboscaram o trem noturno Royal Mail, um assalto imortalizado em diversos filmes que tornaram famosos seus envolvidos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos