Irã diz ter removido núcleo de reator nuclear de Arak em passo-chave de acordo com potências

ANCARA (Reuters) - O Irã removeu o núcleo sensível de seu reator nuclear de Arak e inspetores da ONU irão visitar o local nesta quinta-feira para fiscalizar o movimento crucial para a implementação do acordo nuclear de Teerã com grandes potências, relatou a TV estatal iraniana nesta quinta-feira.

"O recipiente do núcleo do reator de Arak foi removido... e inspetores da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) irão visitar o local e verificar e relatar à AIEA... Estamos prontos para o dia da implementação do acordo", disse o porta-voz da Organização de Energia Atômica do Irã, Behrouz Kamalvandi.

Kamalvandi disse que o "dia da implementação", quando o Irã começará a receber alívio de sanções internacionais em troca de restrição de seu programa nuclear sob acordo de julho de 2015, ocorrerá "muito em breve".

A remoção do núcleo do reator irá eliminar a habilidade de produzir plutônio em nível para bombas nucleares, e era um dos assuntos mais firmes nas negociações entre Irã e potências.

"Os buracos do núcleo serão preenchidos com concreto... O núcleo seria inicialmente cortado em partes, mas não aceitamos, à medida que queremos mantê-lo como símbolo da indústria nuclear do Irã", disse Kamalvandi à TV estatal.

(Por Parisa Hafezi)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos