Relatório que abre caminho para alívio de sanções ao Irã deve sair no sábado, diz fonte

VIENA (Reuters) - Um relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) atestando se o Irã cumpriu suas promessas no âmbito do acordo nuclear alcançado no ano passado com as potências mundiais deve ser divulgado no sábado, abrindo caminho para a suspensão das sanções contra Teerã, disse uma fonte diplomática nesta sexta-feira.

Autoridades iranianas e de outros países disseram anteriormente que esperavam a divulgação do relatório para esta sexta-feira.

"Quase todos os detalhes estão resolvidos", disse outra fonte diplomática, em Viena.

Autoridades iranianas disseram que o ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, e Federica Mogherini, chefe de política externa da União Europeia, irão emitir um comunicado no sábado ou domingo sobre o "Dia de Implementação" do acordo nuclear e alívio das sanções.

Sob o acordo nuclear histórico acertado com os Estados Unidos, Rússia, China, Grã-Bretanha, França e Alemanha em julho passado, em Viena, o Irã concordou em reduzir drasticamente o seu programa nuclear em troca da suspensão das sanções.

Desde então, o Irã reduziu drasticamente o número de centrífugas em suas instalações de enriquecimento, enviou toneladas de materiais de urânio pouco enriquecido à Rússia e desmantelou o núcleo de seu reator nuclear de Arak.

(Por Shadia Nasralla)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos