Iraque realiza buscas por 3 norte-americanos sequestrados no país

Por Ahmed Rasheed e Saif Hameed

BAGDÁ (Reuters) - As forças de segurança em Bagdá realizam buscas por três cidadãos norte-americanos sequestrados, afirmaram parlamentares iraquianos nesta segunda-feira.

O caso, se confirmado, seria o primeiro de norte-americanos sequestrados no país desde a retirada das tropas dos EUA, em 2011.

Um grupo de homens armados, cujas identidades são desconhecidas, entrou na sexta-feira em um apartamento no distrito de Dora, no sudeste da capital, levando o trio, disse Mohammed al-Karbouli, do painel de Segurança e Defesa do Parlamento.

Não ficou claro de imediatamente se o motivo dos sequestradores é político ou criminal.

Iskandar Witwit, vice-diretor do mesmo painel, fez um relato semelhante citando oficiais de segurança seniores, que afirmavam que os civis haviam sido levados de um complexo residencial do distrito Sihha.

Combatentes da milícia mulçumana xiita apoiados pelo Irã, visto como um baluarte na luta contra os militantes do Estado Islâmico, têm uma forte presença nessa parte do bairro predominantemente sunita.

Witwit disse que os três trabalhavam em uma empresa privada e dois deles também tinham cidadania iraquiana.

Dora foi a base da insurgência contra a invasão de 2003, liderada pelos Estados Unidos e que derrubou Saddam Hussein, e o local de intenso derramamento de sangue sectário, cujo pico foi em 2006-07. A polícia federal ocupa agora a maioria dos postos de controle de lá.

(Reportagem adicional de Maher Chmaytelli)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos