Governo japonês melhora avaliação da produção industrial em janeiro

TÓQUIO (Reuters) - O governo japonês melhorou sua avaliação da produção industrial em janeiro pela primeira vez em 10 meses após as empresas projetarem uma recuperação da produção, mas a economia chinesa e a turbulência do mercado financeiro global são riscos para a perspectiva.

O governo deixou inalterada sua avaliação geral de que há pontos de fraqueza em meio à recuperação gradual do crescimento, mas alguns economistas provavelmente vão diminuir o otimismo após a China crescer em 2015 no ritmo mais lento em 25 anos.

A deterioração dos preços do petróleo e uma venda generalizada de ações globais no começo do ano também são razões para se preocupar porque podem prejudicar a demanda internacional por bens japoneses, disseram alguns economistas.

"A produção industrial está estável," disse o Escritório do Gabinete em seu relatório econômico mensal nesta quarta-feira.

"A produção industrial deve se recuperar em linha com uma gradual recuperação das economias estrangeiras."

A avaliação marca uma melhora em relação ao mês passado, quando dizia que a produção estava fraca.

As companhias esperam que sua produção cresça 0,9 por cento em dezembro em relação ao mês anterior, e 6 por cento em janeiro, mostraram dados do Ministério do Comércio no mês passado.

(Reportagem por Stanley White)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos