Forças do governo retomam importante cidade na Síria antes de negociação de paz

BEIRUTE (Reuters) - Forças pró-governo da Síria recapturaram uma importante cidade que estava em poder de rebeldes na província costeira de Latakia neste domingo, aumentando os avanços no campo de batalha naquela região antes das negociações de paz previstas para esta semana em Genebra entre Damasco e a oposição síria.

Tropas do governo e milicianos, apoiados por ataques aéreos russos e reforçados em solo por combatentes do Hezbollah libanês e forças iranianas, dispararam ofensivas no oeste e no noroeste do país nos últimos meses, buscando reverter ganhos dos insurgentes no último ano.

O mais recente avanço ocorre antes das negociações de paz inicialmente previstas para segunda-feira mas que agora parecem que serão atrasadas, em parte devido a uma disputa pela composição do time de negociadores da oposição. A oposição também disse que a Rússia precisa parar de bombardear áreas civis e que Damasco precisa interromper bloqueios antes de iniciar as conversas.

A recaptura da cidade de Rabiya, na província de Latakia, abre caminho para um avanço até a fronteira com a Turquia, disse o Observatório Sírio para Direitos Humanos, sediado no Reino Unido. A televisão estatal síria confirmou a captura de Rabiya.

A Turquia apoia os combatentes que lutam contra o presidente Bashar al-Assad, que é apoiado por Rússia e Irã.

(Por John Davison)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos