Rebelo de Sousa vence eleição presidencial em Portugal no 1º turno, apontam pesquisas

LISBOA (Reuters) - O ex-líder social democrata e comentarista político Marcelo Rebelo de Sousa venceu neste domingo o primeiro turno das eleições presidenciais de Portugal com larga vantagem e deve superar a marca dos 50 por cento dos votos, evitando um segundo turno, de acordo com pesquisas.

O professor de Direito Constitucional da Universidade de Lisboa, que foi presidente do Partido Social Democrata (PSD) entre 1996 e 1999, teve de 49 a 54 por cento dos votos na sondagem da Universidade Católica para a rede de televisão RTP, entre 50,1 a 54,9 por cento na Eurosondagem para a SIC e de 50,9 a 55,7 por cento na pesquisa da Intercampus para a TVI.

O candidato independente António Sampaio da Nóvoa, ex-reitor da Universidade de Lisboa, teve de 22 a 25 por cento dos votos na pesquisa da Universidade Católica.

Nesta votação, que contou com 10 candidatos, mais de 9,7 milhões de eleitores em Portugal e no estrangeiro foram chamados às urnas para eleger o novo presidente da República para os próximos cinco anos, após 10 anos em que o também social democrata Aníbal Cavaco Silva ocupou o Palácio de Belém.

Caso haja um segundo turno, a votação está marcada para 14 de fevereiro e apenas concorrerão os dois candidatos mais votados.

O próximo presidente tomará posse em 9 de março.

Rebelo de Sousa, reconhecendo que o país ficou dividido no período eleitoral e com "muita emoção à flor da pele", tem insistido em um consenso de entre governo e oposição.

Portugal concluiu um duro processo de resgate financeiro em meados de 2014 e está consolidando uma retomada econômica, com o governo socialista buscando reverter austeras medidas da gestão anterior de centro-direita, mas querendo cumprir os acordos com os parceiros europeus.

(Por Sérgio Gonçalves)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos