Ações de commodities ajudam índice europeu a fechar em alta

Por Danilo Masoni e Atul Prakash

MILÃO (Reuters) - O principal índice europeu de ações subiu nesta terça-feira, revertendo as perdas iniciais, com as ações de commodities se recuperando após o petróleo ter subido em direção aos 31 dólares por barril por esperanças de um acordo para lidar com o excesso de oferta e com os preços dos metais ganhando terreno em compras especulativas.

O índice pan-europeu FTSEurofirst 300 fechou em alta de 0,94 por cento, aos 1.335 pontos, após ter caído a 1.296 pontos mais cedo. O índice está em queda de cerca de 9 por cento desde o início do ano.

O índice de petróleo e gás do STOXX Europe 600 subiu 2,4 por cento após expectativas de que países membros e não membros da Opep podem estar mais próximos de um acordo. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo está fazendo renovados apelos para que os produtores rivais reduzam a oferta em conjunto com seus associados.

"Os mercados se recuperaram com o aumento nos preços do petróleo e isso indica que os dois estão fortemente relacionados. A reviravolta de hoje pode ser o primeiro passo em direção a uma melhora de curto prazo nos preços das ações", disse o chefe de pesquisas do BNP Paribas Fortis Global Markets em Bruxelas, Philippe Gijsels.

O índice europeu de recursos básicos subiu 4,4 por cento, após os preços do cobre e do zinco atingirem máximas de várias semanas com especuladores retornando às posições vendidas antes da pausa para o feriado na China, grande consumidor de metais.

Ações da Rio Tinto, Glencore e Fresnillo subiram entre 4,9 por cento e 7,7 por cento nesta sessão.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,59 por cento, a 5.911 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,89 por cento, a 9.822 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 1,05 por cento, a 4.356 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve avanço de 1,51 por cento, a 18.923 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 1,46 por cento, a 8.692 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 subiu 1,56 por cento, a 4.923 pontos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos