Washington tem pela frente vários dias de limpeza após tempestade épica

Por Doina Chiacu e Barbara Goldberg

WASHINGTON/NOVA YORK (Reuters) - Washington ainda vai precisar de vários dias para voltar ao normal após ter sido atingida por uma tempestade no fim de semana que despejou 60 centímetros de neve sobre a Costa Leste dos Estados Unidos, matando 30 pessoas e provavelmente causando bilhões de dólares em danos.

A capital dos EUA ainda estava paralisada, com vários órgãos do governo permanecendo fechados. As escolas nos bairros e subúrbios adjacentes continuam com as aulas suspensas ao menos até quarta, e todas as votações na Câmara dos Deputados foram canceladas até a próxima semana.

A prefeita de Washington, Muriel Bowser, disse que as escolas públicas da cidade continuariam fechadas nesta terça, mas que os escritórios da prefeitura voltariam a funcionar. Ela pediu às pessoas que utilizem o transporte público, evitando dirigir e estacionar nas ruas cheias de neve.

“Nós sabíamos que teríamos... vários dias de limpeza pela frente”, disse Muriel a jornalistas. “Sabemos que vamos ter que lidar com a neve por toda esta semana.”

As autoridades confirmaram 36 mortes ligadas à tempestade, incluindo acidentes de trânsito e pessoas que tiveram ataques cardíacos enquanto retiravam neve em Washington, Delaware, Kentucky, Maryland, New Jersey, Nova York, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Ohio, Tennessee  e Virgínia.

O meteorologista especializado em gestão de riscos Jeff Waters disse que ainda não seria capaz de estimar a dimensão dos danos, mas afirmou que a tempestade “pode figurar como um dos eventos mais significativos da história recente”.

Ele disse que entre as tempestades históricas comparáveis se encontra a de 1996, que causou aproximadamente 1,5 bilhão de dólares em perdas econômicas e gerou outros 740 milhões em perdas com seguros.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos