EUA criticam viagem do presidente taiuanês a ilha no disputado Mar do Sul da China

Por J.R. Wu

TAIPEI (Reuters) - O plano de viagem do presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou, à ilha de Itu Aba, sob controle taiuanês no disputado Mar do Sul da China, é "extremamente inútil" e não contribui em nada para resolver as disputas sobre a via de transporte marítimo, disse uma autoridade dos EUA nesta quarta-feira.

O gabinete de Ma anunciou mais cedo que o presidente, que ocupa o cargo até maio, deve visitar Itu Aba na quinta-feira para desejar um bom Ano Novo Chinês aos moradores da ilha, a maioria funcionários da guarda-costeira de Taiwan e estudiosos ambientais.

Mas a visita de um dia de Ma a Itu Aba, conhecida como Taiping em Taiwan, ocorre em meio a uma crescente preocupação internacional sobre o agravamento das tensões na passagem marítima. O ato do presidente taiuanês provocou irritação imediata no Instituto Americano em Taiwan (AIT, em inglês), que funciona como embaixada de fato dos EUA em Taipei, na ausência de laços diplomáticos formais.

"Estamos desapontados que o presidente Ma Ying-jeou planeje viajar para a Ilha Taiping", disse à Reuters por email a porta-voz do AIT, Sonia Urbom.

"Tal ação é extremamente inútil e não contribui para a resolução pacífica das disputas no Mar do Sul da China", afirmou ela.

Sonia acrescentou que os Estados Unidos desejam que Taiwan e todos que reivindicam a área reduzam o nível das tensões, em vez de tomarem atitudes que possam elevá-las. 

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos