Samarco registra deslizamento em barragem em Mariana, mas sem vazamento
RIO DE JANEIRO (Reuters) - A mineradora Samarco [SAMNE.UL] registrou um deslocamento de massa residual na barragem de Fundão, em Mariana, em Minas Gerais, na tarde desta quarta-feira devido a chuvas das últimas semanas, o que obrigou a retirada dos funcionários, disse a companhia em nota.
"Ressaltamos que o volume deslocado permanece entre a barragem de Fundão e Santarém, dentro das áreas da Samarco. A Samarco reafirma que as estruturas das barragens de Germano e Santarém permanecem estáveis", disse a empresa, uma joint venture entre Vale e BHP Billiton.
A barragem de Fundão rompeu-se no ano passado, despejando uma onda de lama, que deixou ao menos 17 mortos, destruiu um distrito e percorreu o Rio Doce até o litoral do Espírito Santo, no que é considerado o maior desastre ambiental do país.
Os empregados que atuam próximo à área afetada foram orientados a deixar o local, destacou a Samarco na nota desta quarta-feira.
"Não houve a necessidade de acionamento de sirene por parte da empresa. As defesas civis (dos municípios) de Mariana e Barra Longa foram devidamente informadas", acrescentou a empresa.
(Por Marta Nogueira)