Trump desiste de debate republicano em Iowa e alfineta âncora da Fox

  • SCOTT MORGAN

WASHINGTON (Reuters) - O pré-candidato presidencial republicano Donald Trump alfinetou a rede de televisão norte-americana Fox News FOXA.O e a âncora Megyn Kelly em particular, nesta quarta-feira, um dia depois de desistir de participar de um debate com rivais partidários por ter se indisposto com o canal.

"Recuso-me a chamar Megyn Kelly de perua, porque isso não seria politicamente correto", escreveu Trump no Twitter. "Em vez disso, só a chamarei de repórter peso-leve!"

Na terça-feira, Trump declarou que não iria participar do debate, marcado para quinta-feira na cidade de Des Moines, no Estado de Iowa, expressando irritação com a Fox por permitir que Megyn atue como moderadora, em um debate do ano passado, ela lhe fez uma pergunta que o irritou.

Com sua desistência, o último embate televisionado entre os pré-candidatos antes do fundamental 'caucus' (votação popular) de 1º de fevereiro em Iowa não terá o favorito da legenda em uma corrida estadual disputada. Os 'caucuses' do Estado são o primeiro pleito para escolher o candidato republicano à eleição presidencial de 8 de novembro.

Trump está brigando com a Fox News desde que a emissora realizou o primeiro debate em agosto passado, quando Megyn indagou o bilionário sobre a forma como ele trata as mulheres, desencadeando uma saraivada de insultos de Trump e reclamações de que não estava sendo tratado com justiça.

Seus rivais republicanos o criticaram por desistir da contenda, e seu principal adversário em Iowa, o senador Ted Cruz, do Texas, o desafiou para um debate entre os dois. Em um tuíte publicado nesta quarta-feira, Cruz comparou a desistência de Trump a um recuo cômico em um filme do grupo humorístico inglês Monty Python.

Em um comunicado emitido no final da terça-feira, a Fox News afirmou que não "cederá a aterrorizações contra nenhum de seus funcionários", mas deixou a porta aberta caso o também apresentador queira estar no debate co-patrocinado pelo Google GOOGL.O.

(Redação de Washington; Reportagem adicional de Megan Cassella)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos