Obama fará primeira visita a uma mesquita nos Estados Unidos na próxima semana

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, realizará sua primeira visita como presidente a uma mesquita nos EUA na próxima semana em defesa da liberdade religiosa, afirmou a Casa Branca, após a crescente onda anti-Islã no país.

Obama visitará na quarta-feira a mesquita da Sociedade Islâmica de Baltimore, onde ele mediará uma mesa redonda com a comunidade e fará alguns comentários, de acordo com um funcionário da Casa Branca.

Na mesquita, o presidente irá "reiterar a importância de se manter leal aos valores primordiais --receber bem os americanos, se manifestar contra a intolerância, rejeitar a indiferença e proteger a tradição americana de liberdade religiosa", afirmou o funcionário.

Obama já visitou mesquitas fora dos Estados Unidos em viagens oficiais.

Democrata em seu último ano no cargo, Obama já pediu aos norte-americanos que rechacem os comentários anti-Islã de políticos, sendo Donald Trump, pré-candidato à Presidência pelo Partido Republicano, o mais notável deles.

Trump, que lidera as pesquisas de opinião entre os republicanos, pediu a expulsão dos turistas muçulmanos dos Estados Unidos depois que um casal muçulmano inspirado por militantes islamitas matou 14 pessoas em chacina em San Bernardino, Califórnia, no começo de dezembro.

De acordo com uma pesquisa de opinião feita em dezembro, os norte-americanos estão mais suscetíveis agora a colocar o terrorismo como maior prioridade dos Estados Unidos. 

(Por Roberta Rampton e Idrees Ali)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos