ONU pede US$861 mi para financiar ajuda humanitária no Iraque

BAGDÁ (Reuters) - A Organização das Nações Unidas (ONU) fez um apelo neste domingo pela arrecadação de 861 milhões de dólares para ajudar o Iraque a cobrir uma lacuna no orçamento de 2016 para o plano de ajuda humanitário, em compensação à crise causada pela guerra contra o Estado Islâmico.

Bagdá, que viu suas receitas minguarem com a queda do preço do petróleo, disse que só consegue financiar menos da metade de seu plano de 1,56 bilhão de dólares, destinado à ajuda de cerca de 10 milhões de pessoas.

"Com o crescimento das necessidades, a alocação através do orçamento federal não será suficiente. Esperamos que o Plano de Resposta Humanitária (da ONU) consiga cobrir uma parte dessa lacuna", disse o ministro da Imigração e Deslocamento Jassim Mohammed al-Jaff, em um comunicado.

A coordenador humanitária da ONU no Iraque, Lise Grande, disse esperar que a crise no Iraque "aumente e piore" nos próximos meses.

"O número de pessoas que precisam de ajuda está subindo, a quantidade de recursos está caindo e é por isso que você tem realmente uma grande lacuna. O que estamos tentando fazer de uma forma muito clara é priorizar ", disse à Reuters depois de lançar o apelo em Bagdá.

(Por Saif Hameed)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos