Coreia do Norte notifica agência da ONU sobre plano de lançamento de satélite

SEUL (Reuters) - A Coreia do Norte notificou a Organização Marítima Internacional (OMI) de seus planos de lançar um satélite entre os dias 8 e 25 de fevereiro, informou a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) à Reuters nesta terça-feira.

Acredita-se que Pyongyang tem feito preparativos para um lançamento teste de um foguete de longo alcance, disseram autoridades dos Estados Unidos, desde que satélites flagraram atividades em seu local de testes.

"Recebemos informações da República Popular Democrática da Coreia (nome oficial do país) relacionadas ao lançamento do satélite de observação terrestre 'Kwangmyongsong' entre 8 e 25 de fevereiro", declarou a porta-voz da OMI à Reuters por e-mail.

A Coreia do Norte, que realizou seu quarto teste nuclear em 6 de janeiro, desafiando sanções da ONU, realizou um lançamento de foguete de longo alcance pela última vez em dezembro de 2012, colocando em órbita um objeto que descreveu como um satélite de comunicações.

Especialistas ocidentais e asiáticos afirmaram que o lançamento é parte de um esforço para construir um míssil balístico intercontinental.

O recluso país comunista declarou ter o direito soberano de desenvolver um programa espacial lançando foguetes.

A Coreia do Norte está sendo sancionada pela ONU por seus programas nuclear e de mísseis, e nações como EUA e Coreia do Sul estão buscando novas punições desde seu teste nuclear mais recente.

(Por Tony Munroe e Ju-min Park em Seul e Nobuhiro Kubo em Tóquio)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos