Governo da Síria diz ainda ser muito cedo para iniciar conversas de paz indiretas

GENEBRA (Reuters) - O chefe da delegação da Síria presente nas conversas de paz entre as partes em conflito em Genebra disse nesta terça-feira que as coisas ainda se encontram em uma fase preparatória e que está esperando o enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Síria, Staffan de Mistura, lhe fornecer uma lista da equipe de negociação dos opositores.

"As circunstâncias das formalidades ainda não estão prontas. Estamos no estágio preparatório antes do lançamento oficial das negociações indiretas", declarou Bashar al-Jaafari aos repórteres depois de uma reunião de duas horas e meia com De Mistura.

"Para prepararmos o lançamento oficial, temos que ter a presença das duas delegações, mas, por outro lado, a delegação não foi finalizada", afirmou, acrescentando que De Mistura se deu conta nesta terça-feira de que as circunstâncias para as conversas indiretas ainda não são adequadas.

Ele reiterou que não deve haver pré-condições para iniciá-las.

Representantes da oposição dizem que não irão negociar a menos que o governo pare de bombardear áreas civis, suspenda bloqueios e liberte detidos.

(Por John Irish e Kinda Makieh)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos