Venezuela e Arábia Saudita discutem cooperação entre produtores de petróleo

CARACAS (Reuters) - O ministro de Petróleo da Venezuela conversou domingo com sua contraparte da Arábia Saudita sobre "a necessidade de manter a cooperação" entre os países produtores de petróleo, membros ou não da Opep, informou uma publicação do venezuelano pela rede social Twitter. 

A reunião foi qualificada como "produtiva" pelo ministro Eulogio del Pino, que visitou Rússia, Catar e Omã, em meio a um tour por países produtores de petróleo a fim de pressionar por uma coordenação que impulsione os depreciados valores do petróleo no mercado.

"Os ministros trocaram pontos de vista acerca da situação atual do mercado petrolífero internacional", acrescentou o governo venezuelano. 

"Foi uma reunião bem sucedida e com uma atmosfera positiva", comentou o ministro saudita Ali al-Naimi, segundo a agência estatal saudita SPA. 

A Venezuela, que pertence à Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) e enfrenta uma forte queda na sua receita com venda de petróleo, tem feito convocações por uma reunião de emergência entre os países produtores para discutir ações que estabilizem os preços da commodity, que estão em seu menor patamar desde 2003. 

Na quarta-feira, Del Pino disse que seis nações produtoras, incluindo membros da Opep como Irã e Iraque, e países sem ligação com o grupo, como Rússia e Omã, eram a favor da reunião, de acordo com a agência de notícias iraniana Shana. 

No entanto, ao final do encontro entre os ministros não ficou claro se a Arábia Saudita, o maior exportador de petróleo, apoia a ideia de realizar o encontro entre os produtores.

(Por Corina Pons)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos