Dilma irá ao Rio no sábado em dia de mobilização contra mosquito transmissor do Zika

Por Leonardo Goy

BRASÍLIA (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff vai ao Rio de Janeiro no sábado como parte do dia nacional de mobilização que o governo promoverá em mais de 350 municípios para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor do Zika vírus, da dengue e da chikungunya, disse à Reuters uma fonte do Palácio do Planalto.

A mobilização também envolverá vários ministros, que assim como a presidente irão pessoalmente a algumas das cidades participantes. Segundo essa fonte, a programação feita até agora prevê, por exemplo, que o ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, vá a Manaus, enquanto o titular da Casa Civil, Jaques Wagner, deverá ir a São Luís.

Caberá ao ministro da Saúde, Marcelo Castro, acompanhar a mobilização em Salvador. Para Recife, cidade onde foram registrados casos de microcefalia em recém-nascidos que, possivelmente, têm relação com o Zika, a escalada será a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.

Em São Paulo, o representante do governo será o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, enquanto o titular da Cultura, Juca Ferreira, irá a Aracaju.

A agenda do dia de mobilização contra o mosquito Aedes aegypti foi discutida em reunião nesta quarta entre Dilma e ministros. Os eventos que acontecerão em cada uma das cidades ainda não foram definidos, de acordo com a fonte, mas envolverá os respectivos prefeitos e governadores.

O Rio, cidade que receberá Dilma no sábado, será a sede dos Jogos Olímpicos deste ano. Membros do governo já admitiram a preocupação com o possível impacto do Zika no evento esportivo.

O Zika foi declarado uma emergência de saúde pública internacional pela Organização Mundial de Saúde, principalmente por conta da possível relação entre o vírus e casos de microcefalia em recém-nascidos, registrados principalmente na região Nordeste do país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos