Alemão Commerzbank volta a ter lucro com provisões menores

FRANKFURT (Reuters) - O alemão Commerzbank voltou a ter lucro no quarto trimestre conforme as provisões contra inadimplência caíram e anunciou que, em meio à sua reestruturação de seis anos, fechará o "banco ruim" de créditos podres, o que fez suas ações dispararem.

O segundo maior banco da Alemanha informou lucro líquido trimestral de 187 milhões de euros nesta sexta-feira, em linha com as expectativas e em uma retomada frente ao prejuízo de 280 milhões de euros de um ano antes.

O banco anunciou que está fechando seu "banco ruim" após reduzir ativos na divisão para 63 bilhões de euros no fim de 2015 ante 160 bilhões em 2012 e reduzindo pela metade o prejuízo operacional anual da divisão para 401 milhões de euros.

Os ativos remanescentes serão transferidos para outras divisões, com exceção de 18 bilhões de euros, menos de 4 por cento do total dos ativos do grupo, que serão enviados a uma unidade de recuperação de ativos e capital criada recentemente.

As ações do banco disparavam 16 por cento nesta sexta-feira após dias de volatilidade. Os papéis ainda acumulam forte queda no ano.

(Por Arno Schuetze)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos