Papa pede a presidente mexicano que combata corrupção

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - O papa Francisco marcou posição contra a corrupção endêmica em sua primeira visita como pontífice ao México, neste sábado, e pediu ao presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, e a seu governo que combatam o problema.

A corrupção está profundamente entranhada no México e Peña Nieto, sua esposa e seu ministro das Finanças estiveram envolvidos em escândalos de conflito de interesses envolvendo casas compradas por empresas que possuem contratos com o governo.

As gangues de tráfico de drogas estão infiltradas nas forças policias por todo o país e mais de 100 mil pessoas foram mortas pela violência relacionada ao tráfico na última década. Outras 26 mil pessoas estão desaparecidas.

"A experiência nos ensina que a cada vez que buscamos o caminho do privilégio ou benefícios para poucos em detrimento do bem de todos, cedo ou tarde a vida em sociedade se torna um solo fértil para a corrupção, o tráfico de drogas, a exclusão de culturas diferentes, a violência e também o tráfico de seres humanos, o sequestro e a morte", disse o papa em discurso direcionado a Peña Nieto, autoridades de governo e diplomatas estrangeiros.

O pontífice disse que os líderes mexicanos têm uma "obrigação em particular" de avançar contra a corrupção e a violência e trabalhar pelo bem comum.

Desde a fronteira com os EUA até o sul de maioria indígena, Francisco vai visitar alguns dos rincões mais pobres e violentos do México durante sua viagem de cinco dias.

O México é o segundo país católico romano mais populoso e centenas de milhares de pessoas devem se juntar ao papa para uma missa na basílica da Cidade do México, neste sábado à tarde, em homenagem à padroeira do país, a Virgem de Guadalupe.

"'Não tenha medo’, é isso que ela me diz", disse o papa nascido na Argentina antes de sua viagem, acrescentando que ele gostaria de refletir em silêncio diante da imagem da santa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos