Governo ainda não tem proposta fechada para reforma da Previdência, diz Berzoini

  • UESLEI MARCELINO

BRASÍLIA (Reuters) - O governo ainda não tem nenhuma proposta consolidada para a reforma da Previdência, mas um conjunto de visões sobre temas que precisam ser tratados, afirmou nesta quarta-feira o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, destacando o desafio demográfico como uma questão que precisa ser endereçada para garantir a sustentabilidade da Previdência.

"Não há nenhuma proposta a priori (para a reforma da Previdência). O que há é um conjunto de visões sobre o que nós precisamos tratar com maturidade para alcançar um resultado positivo", afirmou.

Ao falar na abertura do Fórum de Debates sobre Políticas de Trabalho, Emprego, Renda e Previdência Social, Berzoini deu indícios de que as mudanças, desenhadas para manter a solidariedade intergeracional do sistema previdenciário, teriam um período de transição, passando a valer especialmente para os que estão entrando agora no mercado de trabalho, e "não para quem está por cinco, seis ou dez anos para se aposentar".

Berzoini disse ainda que o país se depara com duplo desafio para o financiamento da seguridade social. De um lado, a mudança de paradigmas na economia internacional, com queda na cotação de commodities. De outro, o envelhecimento da população no Brasil.

Antes do início do Fórum, o secretário especial da Previdência, Carlos Gabas, afirmou que o governo apresentaria oito pontos relativos à Previdência para os quais via necessidade de alterações, mas não deu mais detalhes.

O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, já falou publicamente sobre a necessidade de mudanças na Previdência, incluindo a instituição de idade mínima para a aposentadoria, em meio a sérios problemas fiscais no país. Mas as alterações enfrentam resistência de centrais sindicais.

(Por Marcela Ayres e Lisandra Paraguassu)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos