Cúpula da UE chega a acordo para manter Grã-Bretanha no bloco com "status especial"

BRUXELAS (Reuters) - Líderes da União Europeia aprovaram por unanimidade um pacote de medidas destinadas a manter a Grã-Bretanha no bloco de 28 nações em uma cúpula nesta sexta-feira à noite, disse o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, afirmou que negociou um acordo para dar à Grã-Bretanha um "status especial na UE" e que iria recomendá-lo a seu gabinete no sábado.

Isso vai disparar o tiro de partida para uma campanha feroz para um referendo sobre a futura adesão britânica ao bloco, previsto para ser realizado em 23 de junho, com o resultado profundamente incerto.

"O povo britânico deve agora decidir se quer permanecer nesta União Europeia reformada ou sair", disse o premiê.

Os dois fizeram seus anúncios no Twitter, depois que os líderes analisaram um texto alterado que resolveu disputas pendentes sobre benefícios sociais para os trabalhadores imigrantes de outros países da UE e garantias para o setor dos serviços financeiros da Grã-Bretanha a partir da regulação da zona do euro.

"Acordo. Apoio unânime a um novo acordo para #UKinEU", disse a mensagem de Tusk.

O acordo representou uma vitória a Cameron em várias das exigências fundamentais que ele escolheu para lutar por aquilo que ele chamou de "um novo acordo" com a Europa.

Nenhum país jamais se retirou da UE por meio de um plebiscito. A Grã-Bretanha é a segunda maior economia do bloco e um de seus dois membros permanentes no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Sua saída poria fim à visão da UE como o lar natural das democracias europeias e reverteria a marcha pós-Segunda Guerra Mundial do continente rumo a uma "união cada vez maior".

A Grã-Bretanha sempre teve uma relação ambígua com o bloco e não participa de dois de seus projetos mais ambiciosos, o regime de fronteiras abertas conhecido como Espaço Schengen e o euro, a moeda comum da união.

(Por Jan Strupczewski e Elizabeth Piper)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos