Bebê gorila nasce por meio de rara cesariana em zoológico britânico

LONDRES (Reuters) - Um bebê gorila nasceu por meio de uma rara cesariana em um zoológico britânico, numa cirurgia feita por um ginecologista de hospital, afirmou o zoológico nesta terça-feira.

Veterinários do zoológico de Bristol, no oeste da Inglaterra, chamaram ajuda médica especializada depois que a mãe, Kera, mostrou sinais de pré-eclâmpsia, que poderia representar risco de vida.

O professor David Cahill, ginecologista de um hospital próximo, que já trouxe ao mundo centenas de bebês por cesariana, mas nunca um gorila, foi levado para fazer a operação, uma das poucas já realizadas em todo o planeta.

"Junto com ter os meus próprios filhos, esse foi provavelmente um dos grandes feitos da minha vida e algo que certamente não esquecerei”, afirmou o médico em comunicado. “Eu já estive de volta para visitar Kera e o bebê gorila. Foi maravilhoso vê-los tão bem.”

O bebê gorila fêmea pesou pouco mais de um quilo ao nascer há 11 dias. Ela inicialmente precisou de ajuda dos veterinários para respirar, mas agora está muito bem, depois de ter sido cuidada em período integral por tratadores, disse o zoológico.

"O nascimento de qualquer gorila é um evento raro e emocionante, mas o nascimento de um bebê gorila por cesariana é ainda mais incomum”, disse John Partridge, da direção do zoológico.

"Não foi uma decisão fácil de tomar. Kera estava ficando bem mal, e precisávamos agir rapidamente para poder dar o melhor tratamento possível à mãe e ao bebê e para evitar a possibilidade de perder o bebê.”

(Reportagem de Michael Holden)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos