Oposição síria diz apoiar trégua para testar compromisso do outro lado

BEIRUT (Reuters) - A oposição da Síria disse nesta quarta-feira que apoia a ideia de uma trégua de duas semanas para testar a seriedade do compromisso do outro lado para um plano de Estados Unidos e Rússia, que busca o fim das hostilidades.

Um comunicado visto pela Reuters do Comitê de Altas Negociações, coalizão apoiada pela Arábia Saudita, afirmou que "vê uma trégua temporária de duas semanas como uma oportunidade para estabelecer o quão sério o outro lado está em se comprometer com os pontos do acordo".

"O comitê coloca uma série de observações para garantir o sucesso da trégua", acrescentou.

O governo sírio, cujo esforço de guerra vem sendo sustentado pelos bombardeios da Rússia desde setembro, aceitou o acordo de fim das hostilidades anunciado na segunda-feira.

A Organização das Nações Unidas (ONU) espera que a suspensão da luta crie uma oportunidade para que as conversas de paz da Síria sejam retomadas.

A rodada mais recente, realizada em Genebra neste mês, terminou sem avanços depois que o governo sírio lançou uma ofensiva com apoio russo contra a cidade de Aleppo, onde novos combates foram relatados nesta quarta-feira.

(Reportagem de John Davison e Tom Miles em Genebra)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos