Glencore eleva meta de venda de ativos com queda de lucro em 2015

LONDRES (Reuters) - A mineradora e trading de commodities Glencore, buscando reduzir sua dívida, elevou sua meta de venda de ativos nesta terça-feira depois de divulgar uma já esperada queda do lucro de 2015 e 5,8 bilhões de dólares em encargos após a turbulência do mercado de commodities.

A Glencore disse estar confiante de que pode alcançar de 4 bilhões a 5 bilhões de dólares em vendas de ativos durante o restante de 2016, além do 1,6 bilhão de dólares em acordos já acertados.

A companhia havia dito que pretendia levantar entre 3 bilhões e 4 bilhões com vendas de ativos, incluindo uma fatia minoritária em seu negócio de agricultura, que afirmou nesta terça-feira esperar que seja finalizado no segundo trimestre.

O plano da Glencore de vender minas está entre uma série de passos para fortalecer a confiança de investidores depois de ficar sob pressão para cortar sua dívida líquida de cerca de 30 bilhões de dólares - uma das maiores do setor - conforme os preços de commodities como cobre e carvão atingem mínimas em vários anos.

O grupo baseado na Suíça disse que seu lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) caiu 32 por cento para 8,7 bilhões de dólares, em linha com as expectativas de analistas.

(Por Eric Onstad)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos