BNDESPar passa a ter 6% da Cemig após permuta de debêntures

SÃO PAULO (Reuters) - O BNDESPar, braço de participações em empresas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ampliou sua participação na elétrica estatal Cemig para cerca de 6 por cento, versus 0,75 por cento anteriormente, informou a companhia nesta quarta-feira.

O BNDESPar assumiu parte da fatia detida na Cemig pela AGC Energia, subsidiária da construtora Andrade Gutierrez, por meio de uma operação de permuta de debêntures prevista no acordo de acionistas da elétrica mineira.

Com a transação, o BNDESPar assumiu mais 12,9 por cento das ações ordinárias e 2 por cento das preferenciais da Cemig, em uma fatia que representa 5,6 por cento da elétrica.

A AGC passou, então, a possuir 8,76 por cento do capital total da Cemig, ante participação anterior de 14,4 por cento.

A Cemig é a sétima maior geradora de energia elétrica do Brasil, além de possuir presença relevante também em transmissão e comercialização de eletricidade.

A companhia atua ainda em distribuição com a subsidiária Cemig-D, em Minas Gerais, e é controladora da Light, responsável pelo fornecimento em parte do Rio de Janeiro.

(Por Priscila Jordão e Luciano Costa)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos