Costa da Indonésia é atingida por forte terremoto, mas alerta de tsunami é cancelado

JACARTA (Reuters) - Um forte terremoto atingiu nesta quarta-feira a costa oeste de Sumatra, ilha da Indonésia localizada em uma região devastada por um sismo e um tsunami no Oceano Índico em 2004, mas receios iniciais de outro desastre regional se dissiparam quando os alertas de tsunami foram cancelados.

Autoridades da Indonésia e da Austrália cancelaram os alertas de tsunami duas horas após o tremor de magnitude 7,8, mas ainda não está claro se o terremoto destruiu prédios ou matou pessoas em Sumatra.

Uma autoridade da Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia disse inicialmente que o terremoto tinha causado mortes, mas depois retirou os comentários.

    "Até agora não há informação de mortes", disse Heronimus Guru, vice-presidente de operações da agência.

Qualquer operação de resgate será dificultada pela escuridão, já que a noite chega cedo no arquipélago tropical.

Não foram registrados relatos imediatos de danos, mas os terremotos rasos são os mais perigosos. A princípio o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) estimou a magnitude do tremor em 8,2, revisando mais tarde para 7,8.

    O epicentro ocorreu a 808 km sudoeste da costa de Padang, a 24 km de profundidade, disse o USGS, que primeiramente tinha apontado para profundidade de 10 km.

"Até agora não há relatos (de danos)", disse Andi Eka Sakya, chefe da Agência Nacional de Meteorologia, à TVOne. "Em Bengkulu (na costa sudoeste de Sumatra) eles não sentiram nada".

    O presidente da Indonésia, Joko Widodo, passou a noite de terça para quarta-feira em um hotel em Medan, em Sumatra Ocidental, e está em segurança, disseram autoridades palacianas. Um morador de Medan afirmou não ter sentido o sismo.

    Erwin, morador de Mentawai, uma cadeia de ilhas na costa de

Sumatra, disse à Metro TV: "Estou na praia neste momento procurando sinais de tsunami com minha lanterna. Não há nada. Alguns minutos se passaram e nada, mas muitas pessoas já se retiraram para locais mais elevados".

    A Kompas TV relatou que pacientes de hospitais de Padang estavam sendo removidos. Um repórter da TVOne informou que os moradores de Padang estavam em pânico e que havia muitos congestionamentos na localidade.

    A Indonésia, especialmente Aceh, foi gravemente atingida pelo tsunami de 2004. O terremoto de magnitude 9,15 abriu uma falha profunda abaixo do oceano no dia 26 de dezembro daquele ano, gerando uma onda de 17,4 metros de altura que chegou às praias de mais de uma dúzia de países e varreu comunidades inteiras do mapa em segundos.

O desastre matou 126.741 pessoas somente em Aceh.

    A Indonésia se estende sobre o chamado "Anel de Fogo do Pacífico", uma zona de constante atividade sísmica onde diversas placas da crosta terrestre se encontram e criam uma enorme quantidade de terremotos e vulcões.

    (Por Eveline Danubrata e Kanupriya Kapoor)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos