Rivais atacam Trump, mas prometem apoiá-lo se for escolhido como candidato republicano

Por Steve Holland

DETROIT (Reuters) - Os principais adversários de Donald Trump, pré-candidato presidencial republicano favorito nas pesquisas, criticaram-no por mudar de opinião nos temas do debate da noite de quinta-feira, mas disseram que irão apoiá-lo relutantemente se for escolhido como candidato do partido para a eleição.

Questionados pelos moderadores do canal de TV Fox News Channel, os senadores Marco Rubio, da Flórida, e Ted Cruz, do Texas, e o governador de Ohio, John Kasich, assumiram o compromisso apesar dos esforços de veteranos do Partido Republicano para criar uma coalizão de eleitores republicanos anti-Trump e escolher outra pessoa no lugar do incendiário bilionário de Nova York.

Horas mais cedo, Mitt Romney, candidato presidencial republicano derrotado em 2012, fez um discurso de repúdio a Trump, classificando o ex-apresentador de reality shows como uma fraude inelegível cuja indicação garantiria a vitória da pré-candidata democrata Hillary Clinton, que também lidera as pesquisas, na eleição de 8 de novembro que irá determinar o sucessor do presidente dos Estados Unidos, o democrata Barack Obama.

Os ânimos se exaltaram rapidamente durante o debate de duas horas e, como em encontros anteriores, o confronto degenerou para provocações pueris entre Trump, Rubio e Cruz, com acusações de mentira e até uma referência a órgãos genitais.

Embora os três concorrentes de Trump tenham seguido o dogma do partido, insistindo que colocarão suas preocupações de lado e endossarão o indicado da legenda, disseram que o farão com relutância se Trump emergir como candidato para a eleição presidencial.

"Às vezes ele torna isso um pouco difícil", disse Kasich, de 63 anos.

Indagado se apoiará o escolhido republicano caso se trate de outro que não ele, Trump pareceu surpreso com a pergunta, dado o bom momento de sua campanha, mas finalmente respondeu "Sim, irei". Trump, de 69 anos, defendeu-se do ataque contundente de Romney e o chamou de candidato fracassado.

(Por Steve Holland; reportagem adicional de Ginger Gibson, Emily Stephenson e Amy Tennery)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos