Fluxo cambial tem em fevereiro pior resultado desde dezembro de 2014, mostra BC

SÃO PAULO (Reuters) - O fluxo cambial, saldo de entrada e saída líquida de moeda estrangeira do país, fechou fevereiro negativo em 9,294 bilhões de dólares, o pior resultado mensal desde dezembro de 2014, em meio a persistentes saídas financeiras.

Segundo dados do Banco Central, a conta financeira --por onde passam investimentos diretos, em portfólio e outros-- apresentou déficit de 11,231 bilhões de dólares, o terceiro mês consecutivo no vermelho e também o pior desempenho desde dezembro de 2014.

O dado mais do que ofuscou o superávit de 1,936 bilhão de dólares na conta comercial, que manteve a tendência positiva. Desde abril de 2015, a rubrica só apresentou déficit em um mês, com a alta do dólar e a atividade econômica fraca deprimindo a demanda por bens importados e barateando exportações brasileiras.

Nos primeiros 4 dias de março, o fluxo cambial ficou positivo em 994 milhões de dólares. No ano até 4 de março, o fluxo cambial está negativo em 6,825 bilhões de dólares, comparado ao superávit de 5,120 bilhões de dólares no mesmo período do ano anterior.

(Por Bruno Federowski)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos