Casa Branca faz entrevistas com 5 candidatos a juiz da Suprema Corte dos EUA, diz fonte

Por Julia Edwards

WASHINGTON (Reuters) - A Casa Branca está entrevistando cinco candidatos em potencial para preencher a vaga aberta na Suprema Corte dos Estados Unidos pela morte do juiz Antonin Scalia no mês passado, disse à Reuters na quarta-feira uma fonte a par do processo.

Segundo a fonte, os nomes em estudo são os dos juízes federais Sri Srinivasan, Jane Kelly, Ketanji Brown Jackson, Paul Watford e Merrick Garland.

Relatos colocam os cinco dentro de uma lista final de possíveis indicados, mas a fonte afirmou que no momento eles são os únicos sendo cogitados.

Grupos externos disseram que o presidente dos EUA, Barack Obama, provavelmente irá se inclinar a uma mulher ou um membro de uma minoria racial e que tenha sido confirmado previamente para uma magistratura por uma maioria expressiva no Senado norte-americano.

O processo de preenchimento da vaga de Scalia, um dos juízes mais conservadores do tribunal, deu ensejo a uma batalha bipartidária em Washington.

Líder da maioria no Senado, o republicano Mitch McConnell disse que não irá realizar audiências com nenhum indicado de Obama, um democrata, à Suprema Corte. Os republicanos, que controlam o Senado, não querem ver a corte se inclinar ideologicamente para a esquerda e sustentam que o próximo juiz deveria ser nomeado pelo vencedor da eleição presidencial do dia 8 de novembro.

Os democratas do Senado estão exigindo uma votação do escolhido de Obama.

Jane Kelly, que trabalhou como advogada no Estado de Iowa, é considerada uma candidata forte porque recebeu o apoio do senador republicano Charles Grassley, que também é de Iowa e preside o Comitê Judiciário do Senado, responsável pelas audiências de indicados em potencial.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos