EUA reforça possibilidade de um cessar-fogo no Iêmen parecido ao da Síria

HAFR AL-BATIN, Arábia Saudita (Reuters) - O secretário de Estado dos Estados Unidos John Kerry aumentou a possibilidade, neste sábado, de haver um cessar-fogo no Iêmen parecido com o acordo que foi implementado na Síria, disse o Departamento de Estado.

Falando em Hafr al-Batin, na Arábia Saudita, em uma reunião com o ministro das Relações Exteriores saudita, Adel al-Jubeir, cujo país lidera a coalizão árabe que tenta retirar aliados iranianos Houthis de áreas no Iêmen, que foram capturadas ano passado, Kerry disse que os dois lados concordaram em trabalhar juntos nos próximos dias "para explorar as possibilidades de uma solução política".

"Nós concordamos que seria desejável tentar encontrar uma abordagem similar, como fizemos na Síria, para conseguir um cessar-fogo", disse Kerry, em alusão à trégua que tem conseguido segurar um pouco da violência na Síria nas últimas duas semanas.

"Então, vamos continuar trabalhando nisso, silenciosamente, e temos uma equipe de pessoas que vão continuar trabalhando juntos para isso", acrescentou. 

(Por Sami Aboudi)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos