Governo líbio apoiado pela ONU irá para Trípoli em poucos dias, diz premiê

TRÍPOLI (Reuters) - O governo de unidade da Líbia apoiado pela Organização das Nações Unidas vai se transferir de Túnis para Trípoli “dentro de poucos dias”, disse o seu primeiro-ministro numa entrevista transmitida pela TV nesta quinta-feira.

Fayez Seraj afirmou que um plano de segurança acordado com a polícia e forças militares em Trípoli, com alguns grupos armados e com as Nações Unidas, permitiria que o Conselho Presidencial e o governo nomeado fossem para a capital líbia.

O governo de unidade foi nomeado seguindo um plano para terminar com o caos político e o conflito que afeta a Líbia desde a revolta que derrubou Muammar Gaddafi há cinco anos.

Desde 2014, o país tem dois parlamentos e governos rivais, um com base em Trípoli, e o outro no leste.

"Nós, o governo do acordo nacional, estaremos na capital Trípoli logo, dentro de alguns dias”, declarou Seraj a um canal líbio com base na Jordânia.

"Os grupos armados vão permanecer nos seus campos até que se chegue a um acordo com eles sobre se os seus membros serão integrados, e os jovens absorvidos por determinados programas, de acordo com o plano de segurança”, afirmou ele.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos