Ações chinesas sobem, petróleo pressiona mercados asiáticos

XANGAI/HONG KONG (Reuters) - As ações chinesas subiram com força nesta segunda-feira após o financiador oficial de margem anunciar o retorno de uma porção de seus empréstimos de curto prazo e cortar os custos de empréstimo para corretoras.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 2,44 por cento, enquanto o índice de Xangai teve alta de 2,2 por cento.

As ações financeiras, como as de corretoras, lideraram as altas, com o subíndice financeiro do CSI300 subindo 3,3 por cento.

Porém, os outros mercados asiáticos teve pouca variação após três semanas consecutivas de ganhos, com o recuo dos preços do petróleo deixando os investidores cautelosos. Mas as perdas foram amenizadas pelas esperanças de que a China pode em breve cortar a taxa de juros novamente diante do enfraquecimento da pressão sobre o iuan.

Às 7:45 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 0,16 por cento, enquanto os mercados japoneses não abriram devido a um feriado.

Alguns observadores do mercado como o estrategista da corretora CLSA Francis Cheung disseram que a renovada cautela do Federal Reserve, banco central norte-americano, encorajará Pequim a buscar suas próprias medidas de estímulo para impulsionar a economia. Ele espera um corte da taxa de juros no segundo trimestre.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei não teve operações.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,06 por cento, a 20.684 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 2,20 por cento, a 3.020 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 2,44 por cento, a 3.249 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 0,12 por cento, a 1.989 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,02 por cento, a 8.812 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,90 por cento, a 2.880 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,32 por cento, a 5.166 pontos.

(Reportagem por Nathaniel Taplin e Saikat Chatterjee)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos