Coreia do Norte dispara mísseis de curto alcance no mar e renova tensões na região

SEUL (Reuters) - A Coreia do Norte disparou cinco mísseis de curto alcance no mar de sua costa leste nesta segunda-feira, disseram os militares sul-coreanos, em meio ao aumento das tensões a respeito dos programas nuclear e de mísseis do isolado país comunista.

Os projéteis não identificados foram lançados do sul da cidade de Hamhung e voaram cerca de 200 quilômetros, caindo nas águas ao leste da Coreia do Norte, afirmaram os líderes do Estado-Maior da Coreia do Sul em comunicado.

Na sexta-feira, Pyongyang disparou dois mísseis balísticos de médio alcance no mar, desafiando as novas e rígidas sanções que a Organização das Nações Unidas (ONU) e os Estados Unidos impuseram ao país em reação aos testes nuclear e de mísseis realizados nos primeiros meses deste ano.

"A Coreia do Norte deveria evitar todo tipo de provocações, incluindo os lançamentos de mísseis, que são uma violação clara de sanções da ONU", disse Sung Kim, enviado especial dos EUA para a Coreia do Norte, a repórteres em Seul quando indagado sobre os disparos desta segunda-feira.

Nas últimas semanas, o regime norte-coreano intensificou sua retórica belicista, ameaçando realizar ataques nucleares preventivos contra Washington e Seul e disparar mísseis e artilharia de curto alcance no mar.

O país repudia os exercícios militares anuais entre os EUA e a Coreia do Sul, atualmente em curso.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos