Aeroporto Santos Dumont vai funcionar de madrugada durante Olimpíada do Rio

Rodrigo Viga Gaier

No Rio

O aeroporto Santos Dumont vai operar também de madrugada durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto, para atender basicamente voos executivos e táxis aéreos, informou nesta segunda-feira a Secretaria de Aviação Civil.

A autorização tem como objetivo evitar um congestionamento no terminal durante o dia, uma vez que a prioridade será voo comercial neste período. "Com a ampliação do horário, o Santos Dumont poderá movimentar 70 mil passageiros a mais. São cerca de 214 movimentos diários (chegadas e partidas) a mais de aeronaves", informou a secretaria em comunicado.

O horário normal de funcionamento do terminal carioca também vai ser estendido para voos comerciais. As manobras poderão ser realizadas de 6h até 23h59, entre 3 e 23 de agosto. Normalmente, o Santos Dumont fecha às 22h30.

A ampliação no horário de funcionamento do Santos Dumont pretende compensar as perdas provocadas pelo fechamento do terminal entre 12h40 e 17h10 de 8 a 18 de agosto, por conta das provas de vela na Baía de Guanabara. O barulho das turbinas dos aviões e o deslocamento de ar provocado pelas aeronaves poderia, segundo especialistas, comprometer o desempenho de atletas e das competições. A principal porta de entrada de chefes de Estado na Olimpíada será o aeroporto internacional Antonio Carlos Jobim.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos