Aeroporto Santos Dumont vai funcionar de madrugada durante Olimpíada do Rio
O aeroporto Santos Dumont vai operar também de madrugada durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto, para atender basicamente voos executivos e táxis aéreos, informou nesta segunda-feira a Secretaria de Aviação Civil.
A autorização tem como objetivo evitar um congestionamento no terminal durante o dia, uma vez que a prioridade será voo comercial neste período. "Com a ampliação do horário, o Santos Dumont poderá movimentar 70 mil passageiros a mais. São cerca de 214 movimentos diários (chegadas e partidas) a mais de aeronaves", informou a secretaria em comunicado.
O horário normal de funcionamento do terminal carioca também vai ser estendido para voos comerciais. As manobras poderão ser realizadas de 6h até 23h59, entre 3 e 23 de agosto. Normalmente, o Santos Dumont fecha às 22h30.
A ampliação no horário de funcionamento do Santos Dumont pretende compensar as perdas provocadas pelo fechamento do terminal entre 12h40 e 17h10 de 8 a 18 de agosto, por conta das provas de vela na Baía de Guanabara. O barulho das turbinas dos aviões e o deslocamento de ar provocado pelas aeronaves poderia, segundo especialistas, comprometer o desempenho de atletas e das competições. A principal porta de entrada de chefes de Estado na Olimpíada será o aeroporto internacional Antonio Carlos Jobim.