Ameaça de Trump de concorrer como independente é contraproducente, diz chefe do Partido Republicano

Por Susan Cornwell

WASHINGTON (Reuters) - O presidente do Partido Republicano dos Estados Unidos, Reince Priebus, disse neste domingo que Donald Trump está dificultando as coisas para ele mesmo na corrida pela nomeação da legenda para disputar a Presidência do país, ao ameaçar concorrer como candidato independente caso não seja tratado justamente. 

Em entrevistas televisionadas, Priebus, que preside o Comitê Nacional Republicano, disse que os candidatos às vezes fazem tais declarações na esperança de ganhar vantagem sobre o partido, mas acrescentou que isso não iria funcionar. 

“Esses tipos de comentários, acredito, têm consequências”, disse Priebus à rede ABC. “E você faz esses tipos de comentários e quer que as pessoas sigam você, mas só torna mais difícil.”

“E, certamente, se você estiver concorrendo para presidente do Clube Kiwanis ou dos Escoteiros e disser que não sabe se gosta dos Kiwanis ou dos Escoteiros, acho que isso torna seu desafio ainda maior para conquistar esses tipos de cargos”, disse ele. “Não é diferente para o Partido Republicano.”

Na terça-feira, Trump se distanciou do pacto de lealdade que assinou em setembro, sob o qual prometia apoiar o eventual indicado do partido e não concorrer com uma campanha independente para a Casa Branca. 

Esse pacto do partido parece ter perdido força à medida que os rivais remanescentes de Trump, o senador Ted Cruz, do Texas, e o governador John Kasich, de Ohio, terem indicado que não deveriam cumprir a promessa caso Trump seja o indicado. 

Priebus disse que os candidatos assinaram o pacto como parte de um acordo no qual o partido concordava em fornecer dados sobre os eleitores. “Esperamos que quando candidatos se comprometem, que cumpram isso”, afirmou Priebus à Fox News.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos