BC do Japão deve debater possibilidade de afrouxamento monetário em abril, dizem fontes

Por Leika Kihara e Sumio Ito

TÓQUIO (Reuters) - As autoridades do Banco do Japão provavelmente debaterão a possibilidade de afrouxar a política monetária ainda mais na reunião deste mês, com uma série de dados fracos ameaçando seu cenário de que a recuperação econômica moderada vai acelerar a inflação para a meta de 2 por cento, disseram fontes familiarizadas com o pensamento das autoridades.

Se o banco central agir, é mais provável que eleve as compras de ativos do que reduza a taxa de juros, disseram as fontes, enquanto as instituições financeiras ainda se esforçam para se ajustar à política de juros negativos adotada em janeiro.

Mas uma decisão sobre afrouxamento na reunião dos dias 27 e 28 de abril será apertada, já que muitas autoridades do banco central estão cautelosas quanto ao uso de suas limitadas ferramentas de política monetária tão cedo, especialmente com a decisão sobre os juros negativos se tornando impopular entre o público.

"Será uma questão sobre se o banco central sente que impediu os riscos em janeiro ou se sente que a ação de janeiro não foi suficiente", disse uma das fontes.

(Reportagem por Yoshifumi Takemoto)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos