Após vitória no Wisconsin, pré-candidatos Cruz e Sanders apostam em Nova York

Por Steve Holland

MILWAUKEE (Reuters) - As vitórias decisivas no Estado norte-americano do Wisconsin fortaleceram os pré-candidatos presidenciais Ted Cruz e Bernie Sanders, republicano e democrata respectivamente, criando ímpeto para suas campanhas no momento em que se preparam para a primária partidária crucial de Nova York em duas semanas.

Na tentativa de contê-los, o republicano Donald Trump e a democrata Hillary Clinton procurarão agora recalibrar suas próprias campanhas e garantir vitórias em um Estado que é o lar de ambos e onde podem decidir a corrida pela indicação de seus partidos na prática se vencerem com grande vantagem.

Trump terá que demonstrar que é capaz de absorver o choque de uma derrota e reagir contra Cruz. O senador do Texas mostrou que é visto por cada vez mais pessoas como a principal alternativa dos republicanos que não conseguem se convencer a votar no bilionário na eleição presidencial do dia 8 de novembro.

A vitória enfática de Cruz no Wisconsin na terça-feira desacelerou o progresso de Trump rumo à conquista dos delegados necessários e aumentou as chances de os republicanos terem que realizar uma rara "convenção disputada" –quando nenhum pré-candidato acumula os delegados necessários para ser oficializado como candidato– em Cleveland em julho.

A corrida republicana agora se volta para Nova York, que vota no dia 19 de abril. O presidente do comitê da legenda no Estado, Ed Cox, disse acreditar que sua unidade federativa pode decidir a indicação. "Levando em conta a grande diversidade de Nova York, acho que será um momento definitivo", afirmou.

Do lado democrata, Sanders, senador do Vermont nascido no bairro nova-iorquino do Brooklyn, tenta virar o jogo e derrotar Hillary, mas terá dificuldade em superar seu grande déficit de delegados conquistados. 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos