Robôs vão ajudar carteiros com entregas na Alemanha

TROISDORF, Alemanha (Reuters) - O correio da Alemanha, Deutsche Post, está testando robôs que podem ajudar carteiros a lidar com volumes crescentes de encomendas em suas jornadas de entregas, afirmou um diretor da companhia nesta quinta-feira.

O volume de encomendas entregues pelo Deutsche Post na Alemanha tem crescido conforme mais alemães compram online, o que tem compensado uma queda nos volumes de cartas, mas gera problemas por causa do tamanho maior dos itens que têm que ser entregues.

"Os robôs podem ser usados em entregas em um prazo de três a cinco anos", afirmou Clemens Beckmann, diretor de inovação da divisão de encomendas e cartas do correio alemão. "A tecnologia existe".

Os robôs, que se parecem com uma mesa sobre rodas na qual os produtos são colocados, podem seguir os carteiros, ajudando-os a transportar pacotes pesados. Se o carteiro para de andar, o robô para também e apenas retoma a atividade quando o carteiro voltar a andar.

A Deutsche Post já está conduzindo testes dos robôs em seus centros. A empresa também está considerando a ideia de usar robôs como pontos de retirada móvel de encomendas. Entretanto, isso ainda vai demorar pois exigiria novas regras sobre veículos autônomos.

(Por Matthias Inverardi)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos