Bélgica detém quatro pessoas acusadas de terrorismo

BRUXELAS (Reuters) - O ministério público belga acusou quatro pessoas de fazerem parte de uma organização terrorista, incluindo um homem suspeito de ajudar a preparar os ataques de 13 de novembro em Paris que mataram 130 pessoas.

Eles adicionaram que não estava claro se o homem, o belga Mohamed Abrini, também era suspeito de estar envolvido no último ataque a bomba no aeroporto de Bruxelas no mês passado.

"Ele é culpado de participar nas atividades de um grupo terrorista e assassinato terrorista", disseram os procuradores federais belgas em comunicado.

Os procuradores acrescentaram que não estava claro se Abrini era o "homem de chapéu" visto na CCTV com dois homens suicidas no aeroporto de Bruxelas em 22 de março.

Além de Abrini, o procuradores também acusaram Osama K, que a mídia local disse que era um sueco chamado Osama Krayem, adicionando que eles estavam aptos a identificá-lo como o homem presente no momento do ataque no metrô de Bruxelas no mesmo dia.

Os procuradores também mantiveram preso dois homens identificados como Herve B.M. e Bilal E.M., enquanto outras duas pessoas presas com Abrini na sexta tenha sido liberadas após depoimento.

Mais cedo neste sábado a polícia belga invadiu um complexo de apartamentos no centro de Bruxelas sem realizar prisões. Os procuradores suspeitavam que um dos apartamentos seria usado como local seguro apesar de não terem sido encontrados explosivos ou armas.

A sexta pessoa presa na noite de sexta-feira foi Bilal El Makhoukhi, condenado em janeiro do ano passado por estar envolvido na Sharia4Belgium, uma organização, atualmente dissolvida, que recrutou pessoas para lutar ao lado organizações jihadistas na Síria e no Iraque.

(Por Temis Tormo)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos