Polícia da Macedônia usa gás lacrimogêneo em imigrantes na fronteira grega

Por Stoyan Nenov

IDOMENI, Grécia (Reuters) - A polícia da Macedônia usou gás lacrimogêneo para afastar centenas de imigrantes de uma cerca em um campo de refugiados no lado grego da fronteira neste domingo, disse uma testemunha da Reuters.

O aumento das tensões que duram semanas aconteceu depois que mais de 50 pessoas se reuniram na cerca do campo de Idomeni, onde mais de 10 mil imigrantes e refugiados estão presos desde fevereiro, após o fechamento de várias fronteiras nos Balcãs.

Mais de um milhão de pessoas que fogem de conflitos entraram na Europa principalmente através da Grécia nos últimos meses. A União Europeia está implementando um acordo sob o qual todos os que chegarem à Grécia serão enviados de volta à Turquia se não atenderem aos critérios de asilo.

Uma autoridade da Macedônia que pediu anonimato disse que um grande grupo de imigrantes deixou o campo Idomeni no domingo de manhã e avançou na direção da cerca.

"Eles jogaram pedras contra a polícia macedônia. A polícia atirou gás lacrimogêneo em resposta", disse a autoridade.

"Os imigrantes estavam empurrando a cerca mas permanecendo do lado grego da fronteira. A cerca ainda está lá, eles não avançaram por ela."

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos