Empresa russa estuda participar de leilão de portos no Pará, diz governo

SÃO PAULO (Reuters) - A Secretaria de Portos informou que o ministro da pasta, Helder Barbalho, recebeu nesta segunda-feira comitiva de empresários da russa Russian Railways (RZD), que estuda participar do leilão de áreas portuárias no Pará e tem interesse em investir na construção do trecho Açailândia-Barcarena da Ferrovia Norte-Sul.

De acordo com a secretaria, a RZD veio conhecer o projeto de operação portuária em Barcarena (PA) que vai a leilão.

"Eles desejam participar das operações ferroviária e portuária. Por isso vieram conhecer as possibilidades de expansão, quais os tipos de movimentação que já existem no porto e detalhes do lote que está sendo viabilizado", afirmou Barbalho em comunicado.

A ideia do governo é que o trecho de Açailândia (MA) a Barcarena da Ferrovia Norte-Sul, também a ser concedido na segunda etapa do programa de infraestrutura, dê acesso ao porto de Vila do Conde, no município de Barcarena, que terá área arrendada no certame de 9 de junho.

Na mesma data, também serão licitadas áreas nos portos de Outeiro e Santarém, no Pará.

A área em Vila do Conde deveria ter sido arrendada no primeiro leilão de áreas portuárias do governo, ocorrido em dezembro, mas não houve interessados. O certame, que ocorreria originalmente em 31 de março, foi remarcado para 9 de junho.

(Por Priscila Jordão)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos