Mercado de fundos imobiliários no Brasil está perto de uma virada, diz Credit Suisse

SÃO PAULO (Reuters) - Após cerca de três anos registrando rentabilidade muito baixa ou negativa, os fundos imobiliários estão perto de uma virada no Brasil, diante da expectativa do início de um ciclo de corte do juro básico, disse nesta terça-feira um executivo do Credit Suisse.

"O mercado está perto de uma reversão", disse o diretor da área de fundos imobiliários do Credit Suisse, André Freitas, durante o Summit Imobiliário Brasil 2016.

Afetado pela combinação de alta da Selic, que praticamente dobrou desde 2012, para os atuais 14,25 por cento ao ano, desaceleração da economia e aumento da inflação, os fundos imobiliários tiveram quedas acentuadas na rentabilidade nos últimos anos. Em alguns casos o valor das cotas chegou a valer apenas 30 por cento do valor patrimonial.

Para Freitas, dada a forte correlação negativa entre juro da economia e desempenho dos fundos imobiliários e a expectativa de que a Selic começará a cair nos próximos meses, as cotas de fundos podem estar já iniciando um ciclo de valorização parecida com a registrada em 2011.

"Não deve acontecer na mesma intensidade, porque o juro não vai cair tanto, mas estamos voltando para um período de maior previsibilidade", disse.

(Por Aluísio Alves)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos