Polícia da Macedônia lança gás lacrimogêneo contra imigrantes na fronteira grega

IDOMENI, Grécia (Reuters) - A polícia da Macedônia usou gás lacrimogêneo nesta quarta-feira para dispersar cerca de 50 imigrantes retidos na Grécia que tentavam derrubar parte de uma cerca de arame farpado que separa os dois países, disse uma testemunha da Reuters.

Houve pequenos confrontos e o batalhão de choque da polícia grega interveio para dissipar a aglomeração.

As tensões vêm se acentuando no campo de imigrantes improvisado próximo da cidade grega de Idomeni, onde mais de 10 mil imigrantes e refugiados se encontram sem destino desde fevereiro, quando países dos Bálcãs fecharam suas fronteiras para qualquer um que quisesse seguir para o norte da Europa.

No domingo, centenas de imigrantes ficaram feridos em confrontos com a polícia macedônia, que disparou gás lacrimogêneo e balas de borracha depois que um grupo tentou abrir caminho pela divisa.

A rota balcânica foi a porta de entrada favorita de cerca de um milhão de imigrantes do Oriente Médio e outras regiões para o oeste e o norte europeus no ano passado.

Também nesta quarta-feira, o presidente macedônio, Gjorge Ivanov, e seus homólogos esloveno e croata, Borut Pahore e Kolinda Grabar-Kitarovic, visitaram um centro de trânsito de imigrantes localizado pouco depois da fronteira da Macedônia, que abriga 135 imigrantes impedidos de viajar pelas interdições nas divisas.

Depois de se encontrar com alguns policiais eslovenos e croatas que estão ajudando a guardar a fronteira macedônia, Ivanov disse que as autoridades de seu país irão manter a rota imigratória fechada, de acordo com as políticas da União Europeia.

"Os incidentes mais recentes na fronteira mostraram que existe uma grande pressão dos imigrantes para reabrir este corredor, mas... iremos respeitar a decisão (da UE)", afirmou.

(Por Stoyan Nenov, Kole Casule e Aleksandar Vasovic)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos