Yellen ainda se diz favorável à postura cautelosa da política monetária, diz Time

WASHINGTON (Reuters) - A chair do Federal Reserve, Janet Yellen, disse ser favorável a uma abordagem cautelosa da política monetária porque o banco central norte-americano precisa evitar cometer "grandes erros", segundo uma entrevista publicada nesta quarta-feira na revista Time.

"Nós necessariamente operamos em um ambiente em que há uma grande quantidade de incertezas", disse Yellen à revista Time, no que a publicação disse ser uma entrevista recente.

"Em tal ambiente, faz sentido usar uma abordagem de gestão de risco para identificar e evitar os grandes erros. É uma razão pela qual eu sou a favor de uma abordagem cautelosa", disse Yellen, repetindo a linguagem que usou este ano para descrever suas visões sobre a política monetária.

O Fed elevou a taxa de juros pela primeira vez em quase uma década em dezembro, apresentando projeções que sinalizaram outras possíveis quatro altas este ano.

No entanto, a desaceleração econômica global e a volatilidade nos mercados financeiros levaram o banco central a adotar uma abordagem mais cautelosa, com autoridades atualmente indicando que apenas duas elevações serão necessárias em 2016.

(Por Jason Lange)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos