Cerca de 90% da bancada do PMDB na Câmara é a favor do impeachment

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - Cerca de 90 por cento dos deputados do PMDB na Câmara se manifestou a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff durante reunião nesta quinta-feira, e esse será o encaminhamento da bancada na votação marcada para domingo, disse a jornalistas o líder do partido na Casa, Leonardo Picciani (RJ).

O partido do vice-presidente da República, Michel Temer, era o maior da base aliada do governo até o mês passado, quando decidiu desembarcar da administração federal em meio à tramitação do processo de impeachment no Congresso.

O PMDB conta com a maior bancada da Câmara, com 67 deputados, dos quais 54 compareceram ao encontro desta quinta, de acordo com a assessoria do líder do partido na Casa.

Picciani, que em declarações anteriores já havia manifestado sua posição pessoal contrária ao impeachment de Dilma, reiterou que vai manter sua posição contra o impedimento apesar da decisão contrária de ampla maioria da bancada.

Segundo ele, o PMDB decidiu não fechar questão a favor do impeachment e não vai haver punição para os deputados que não seguirem a orientação do partido na votação.

Como parte de sua estratégia para tentar barrar o processo de impeachment, o Palácio do Planalto conta com 20 votos do PMDB, incluindo os dos ministros Marcelo Castro (Saúde), Celso Pansera (Ciência e Tecnologia) e Mauro Lopes (Aviação Civil), que deixaram os cargos temporariamente na Esplanada para voltar à Câmara.

Os votos peemedebistas são fundamentais para o governo conseguir os 172 votos contra o impedimento no plenário da Câmara, ou ao menos para que os votos favoráveis não cheguem a 342 entre 513 deputados.

Ao mesmo tempo em que negocia apoio entre os parlamentares, o governo anunciou nesta quinta que apresentou ação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a anulação do processo de impeachment, argumentando que o processo contém "vícios" que impedem sua continuidade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos